Trabalhadores já podem receber o décimo terceiro de 2022. Veja mais
Publicado em: Postagem Criada em: 12/09/2022 às 13h28
Índice de conteúdo
- Qual o valor do décimo terceiro em 2022?
- Como funciona o pagamento do benefício?Trabalhador que trabalhou durante o ano todoTrabalhador que trabalhou alguns meses
- Quem não pode receber o décimo terceiro?
- Trabalhador que trabalhou durante o ano todo
- Trabalhador que trabalhou alguns meses
Existe uma crença comum entre os trabalhadores de que o décimo terceiro só pode ser recebido no final do ano, mas, às vezes não é bem assim.
O décimo terceiro é um direito trabalhista que surgiu há 60 anos e é um dos direitos sociais dos trabalhadores urbanos e rurais.
O mais comum é que as empresas liberem o benefício no final do ano, porém, as que quiserem, já podem efetuar o pagamento a seus funcionários.
De acordo com a lei 4.749 de 12 de agosto de 1965, o pagamento do décimo terceiro deve ser feito em duas parcelas. A primeira, deve ser paga entre o dia 1º de fevereiro a 30 de novembro e a segunda deve ser paga obrigatoriamente até 20 de dezembro.
Podem receber o benefício trabalhadores rurais, urbanos, domésticos ou avulsos que trabalhem sob o regime Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
É importante destacar que se o contrato de trabalho tiver se encerrado, o trabalhador tem direito ao benefício, de maneira proporcional ao período trabalhado.
Tive aumento de salário, como fica o 13°?
Qual o valor do décimo terceiro em 2022?
O valor que cada trabalhador vai receber varia de acordo com o seu salário e com o período trabalhado neste ano de 2022.
Como funciona o plano GigaTon para máquinas de cartão?
Como funciona o pagamento do benefício?
O pagamento do décimo terceiro funciona de acordo com o período em que o trabalhador trabalhou na empresa. Veja abaixo.
Trabalhador que trabalhou durante o ano todo
Aqueles que trabalharam durante o ano todo em uma empresa, vão receber o valor integral de seu salário no décimo terceiro.
Trabalhador que trabalhou alguns meses
Se a empresa escolher pagar o trabalhador em duas parcelas, o cálculo será o seguinte:
- Salário divido por 12 e multiplicado pelo número de meses até outubro = 50% da primeira parcela;
- Salário divido por 12 e multiplicado por 10. Deste valor, subtrair o valor da primeira parcela e descontar o INSS e Imposto de Renda.
Se a empresa escolher pagar o décimo terceiro em uma única parcela, o cálculo é o seguinte: dividir o valor do salário por 12 e multiplicar o resultado pela quantidade de meses trabalhados. É importante lembrar que é preciso descontar o INSS e o Imposto de Renda.
Qual é o calendário do PIS para o ano de 2022?
Quem não pode receber o décimo terceiro?
O décimo terceiro é pago a todos os trabalhadores que exercem suas atividades laborais sob o regime CLT, porém existem profissionais que não tem direito ao benefício. São eles:
- Estagiários;
- Profissionais que foram demitidos por justa causa;
- Profissionais autônomos.
No caso dos estagiários, existem empresas que optam por realizar o pagamento do décimo terceiro. Contudo, como dito, esta não é uma obrigação.
Fui demitido na experiência, quais meus direitos?