O que é Pix internacional?
Publicado em: Postagem Criada em: 23/09/2022 às 12h04
Índice de conteúdo
- O Pix internacional já está ativo?
- Como serão realizadas as transferências internacionais por Pix?
- Quais as diferenças entre o Pix tradicional e o internacional?
Pix internacional: como funciona essa modalidade de pagamento e quando ela estará disponível para a população brasileira. Veja:
O Pix existe há quase dois anos e se tornou uma das principais formas de pagamento utilizada pelos brasileiros. Hoje é possível fazer compras, pagar contas, fazer saques e transferência através dele.
Por conta da boa aceitação entre o público, o Banco Central estuda liberar o Pix internacional. A ideia é facilitar transações feitas para outros países.
Nesse post, vamos falar sobre esse tema e quais são as perspectivas de funcionamento. Acompanhe:
O consignado do Auxílio Brasil já foi liberado?
O Pix internacional já está ativo?
Não. As instituições financeiras já estão se preparando para a mudança, que está prevista para 2023. Esse é o desejo do Banco Central, que tem acompanhado o interesse de outros países no Pix.
De acordo com o BC, Colômbia e Canadá têm demonstrado interesse em adotar essa forma de pagamento em seu território.
Hoje, algumas plataformas já têm oferecido o pagamento transferências internacionais via Pix, são elas: Western Union e Global66. Já o Paysend é um aplicativo que permite o recebimento de dinheiro do exterior, mas só está vigente em alguns países.
No caso dessas transferências, o valor pode demorar cerca de três dias úteis para ficar disponível na conta.
Como transferir o saldo do Caixa Tem para o Bradesco?
Como serão realizadas as transferências internacionais por Pix?
Como está previsto para o ano que vem, não existem muitas informações sobre o funcionamento do Pix internacional. A verdade é que as ferramentas estão em fase de estudo.
Outra questão que ainda precisa ser definida, diz respeito à cobrança ou não de taxas. Afinal, o Pix tradicional não tem nenhuma tarifa para os usuários.
O grande objetivo do Pix internacional é fazer com que os processos de transferências sejam mais rápidos. Mesmo que haja taxas, provavelmente, elas serão mais baratas, se comparadas às cobranças atuais.
De modo geral, o que se espera é que essa modalidade seja semelhante ao Pix brasileiro, mudando apenas a questão de permitir transações internacionais.
Meu FGTS foi roubado, e agora?
Quais as diferenças entre o Pix tradicional e o internacional?
O sistema ainda não está em funcionamento, mas o que se espera é que ele seja o mais parecido possível com o Pix brasileiro.
A estimativa é que ele possa permitir transações todos os dias e por 24 horas, assim como já acontece com o tradicional.
A grande diferença diz respeito à possibilidade de enviar e receber dinheiro de outros países. Além disso, ainda está sendo estudada a questão de haver ou não tarifas nas movimentações.
Outro grande ponto a ser questionado, diz respeito ao prazo para envio e recebimento de valores. Mesmo sendo mais rápido, o Pix internacional poderá levar de 2 a 3 dias úteis para ser finalizado.
O Bank Of International Settlements (BIS) tem estudado lançar o Pix internacional o quanto antes. Assim, os mais de 60 países, que já possuem sua própria modalidade, devem se preparar para a chegada dessa novidade.
De acordo com o BIS, a plataforma para utilização da forma de pagamento se chamará Nexus. Mais notícias sobre esse tema devem chegar a partir do primeiro semestre de 2023.
Você tem mais alguma dúvida sobre o que é o Pix internacional? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twiiter.